Transformando o escudo do tumor em uma espada.

Cientistas do Instituto Weizmann de Ciências, liderados pelo Prof. Ido Amit, desenvolveram uma nova e promissora classe de moléculas de imunoterapia chamadas MiTEs (Myeloid-targeted Immuno-Cytokines and NK/T-Cell Enhancers).

Essa inovação visa superar a resistência aos tratamentos atuais ao atacar as próprias defesas do tumor, em vez de apenas focar nas células cancerígenas.

O Problema e a Solução:

  • O Problema: No microambiente tumoral, células imunológicas versáteis chamadas macrófagos são “sequestradas” pelo câncer, tornando-se aliadas que suprimem a resposta imune do corpo. Um subgrupo particularmente problemático expressa um receptor chamado TREM2.
  • A Solução (MiTEs): As moléculas MiTEs são projetadas com dupla função:
    1. Bloqueiam os macrófagos pró-tumorais que expressam TREM2.
    2. Estimulam (com uma citocina ativadora, IL-2) outras células imunológicas exaustas, como as células T e NK (assassinas), a atacar o tumor.

A Engenharia Genial (Segurança em Primeiro Lugar):

Para evitar a ativação excessiva do sistema imunológico em todo o corpo (o que causa efeitos colaterais graves), os MiTEs foram equipados com “máscaras moleculares”.

  • O componente ativador (IL-2) permanece inativo enquanto circula.
  • A máscara é removida apenas por enzimas especiais encontradas exclusivamente no local do tumor, garantindo que a resposta imune seja desencadeada apenas dentro do tumor.

Perspectivas:

Em estudos com camundongos e amostras de câncer renal humano, os MiTEs causaram a redução de tumores e uma forte remodelação imunológica. Como os MiTEs atuam por meio de vias imunológicas comuns a muitos cânceres, eles têm potencial para ser amplamente aplicáveis, oferecendo um novo modelo para imunoterapias seguras e programáveis.

Texto Original

Weizmann Institute of Science 19de Novembro de 2025