Revolução na Psiquiatria: Exame de Sangue Israelense Promete Personalizar o Tratamento da Depressão

Desenvolvido pelas Dras. Talia Cohen Solal e Daphna Laifenfeld, da startup israelense NeuroKaire, um novo e inovador exame de sangue está pronto para transformar o tratamento de transtornos mentais, começando pela depressão clínica. Batizada de BrightKaire, a ferramenta utiliza uma combinação única de tecnologia de células-tronco, genômica e inteligência artificial para eliminar o exaustivo processo de “tentativa e erro” que pode durar de 12 a 18 meses para encontrar a medicação correta.

O exame funciona com o conceito de “cérebro em um prato”: células-tronco do sangue do paciente são transformadas em neurônios cerebrais frontais (a área mais ligada à depressão) e testadas contra 70 antidepressivos diferentes. Uma plataforma de IA analisa a resposta dos neurônios (incluindo conectividade e potencial de efeitos colaterais) e dados genéticos, fornecendo aos médicos um relatório detalhado para a escolha do tratamento mais eficaz.

Com a aprovação regulatória nos EUA (CLIA/Medicare Parte B), o exame já está disponível em Israel e nos EUA por US$ 1.000, e é reembolsado por planos de saúde. Embora o Prof. Mark Weiser, do Sheba Medical Center, alerte que mais pesquisas em grandes ensaios clínicos são necessárias, a tecnologia é promissora, visando reduzir drasticamente o tempo para o tratamento eficaz para apenas dois meses. A NeuroKaire já planeja expandir o uso do método para outras condições, como TEPT e TDAH.

Texto Original THE TIMES OF ISRAEL

16 de Setembro de 2025

“A NeuroKaire não é a única a usar tecnologia de ponta para a saúde; veja também como o [Instituto Weizmann está usando IA contra o câncer )].”https://israelinovacoes.com.br/wp-admin/post.php?post=544&action=edit